CPA – Comissão Própria de Avaliação

Através da Lei n.º 10.861, de 14 de abril de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), e da Portaria Ministerial n.º 2.051, de 09 de julho de 2004, que regulamenta os procedimentos de avaliação do SINAES, cada instituição de ensino superior, pública ou privada, deve constituir uma Comissão Própria de Avaliação (CPA), com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação (INEP/MEC), obedecidas as seguintes diretrizes:

I – constituição por ato do dirigente máximo da instituição de ensino superior, ou por previsão no seu próprio estatuto ou regimento, assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, e vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos;

II – atuação autônoma em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição de educação superior.

Atendendo à legislação vigente, foi constituída, em 2004, no âmbito desta lei o Centro Educacional Dylla resolve constituir a Comissão Própria de Avaliação da FACICA (CPA/FACICA), responsável pela condução dos processos de avaliação internos da Instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas por órgãos governamentais.

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Composição

  • Ademir Jose de Abreu (Presidente);
  • Rodolfo Pereira de Figueiredo (Representante Discente);
  • Emilio Camilo Oliveira (Representante Discente);
  • Ligia Menezes de Freitas (Representante Docente);
  • Edimar Agnaldo Moreira (Representante Docente);
  • Delson Luis Ribeiro (Representante Sociedade Civil Organizada);
  • Guilton Vieira da Silva (Representante Sociedade Civil Organizada);
  • Rosimari Mariano (Representante Técnico Administrativo);
  • Fabricio Santos Oliveira (Representante Técnico Administrativo);
  • Daniel Henrique Portugal – Secretário.

Agenda

  • Piloto dia 01/10 até 07/10 do ano corrente.
  • A sensibilização dos alunos acontece a partir do 03/10 até 14/10; serão feitas palestras pelos COORDENADORES e PROFESSORES com todos os alunos, VAMOS PRESTIGIAR O TRABALHO APRESENTADO por aluno ou membros da CPA.
  • Neste mês (outubro) já está disponível um link, para o aluno poder participar da CPA, no site da FACICA, www.facica.edu.br.
  • Encerramento do período de respostas do ao questionário na primeira quinzena de novembro.
  • Em novembro faremos uma reunião para distribuição das tarefas, ou seja, distribuir as partes do RELATO INSTITUCIONAL para cada membro da CPA.
  • No dia 04/12, serão encaminhados os INDICADORES de avaliações externas à CPA pelas coordenações (CURSOS) e direção geral (IES), bem como ações tomadas ou sendo desenvolvidas para a melhora do quadro atual.
  • Fechamento do RELATO INSTITUCIONAL em janeiro do ano subsequente.
  • Indexação de arquivos no e-MEC pela IES em fevereiro de subsequente.

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