O curso de graduação em Educação Física, Bacharelado, da FACICA tem como objetivo desenvolver uma formação ampla, generalista, humanista e crítica, fundamentada no rigor científico, reflexão filosófica e na conduta ética nos campos de atuação dos profissionais de Educação Física, favorecendo a formação de um profissional com conhecimento para atuar no treinamento esportivo nas suas diferentes facetas, na manutenção e promoção da saúde, no condicionamento físico, sendo também capaz de propor, executar e avaliar programas de atividades físicas para diferentes populações, considerando o contexto social e econômico regional.
Com a proposição de transpor a prática instrumentista, o curso de Graduação em Educação Física – Bacharelado, da FACICA, apresenta os seguintes objetivos:
I. capacitar profissionalmente o graduado, para identificar, organizar, planejar, administrar, ministrar e avaliar atividades físicas e esportivas na perspectiva do rendimento, da saúde e do lazer;
II. formar um profissional capaz de compreender, analisar, estudar, pesquisar, esclarecer, aplicar e transmitir os conhecimentos biopsicossociais e pedagógicos da atividade física nas suas diversas manifestações fora dos espaços de educação formal e em face da inclusão de pessoas com necessidades especiais;
III. reconhecer os desafios e potencialidades regionais de modo a intervir de forma positiva e responsável na realidade local enquanto profissional;
IV. desenvolver práticas pedagógicas visando o domínio das competências de natureza técnico-instrumental da cultura corporal do movimento;
V. favorecer a relação teoria-prática por intermédio de atividades planejadas de iniciação científica, extensão, estágios, monitorias, intercâmbios e outras atividades acadêmicas, científicas e culturais e oportunização de experiências curriculares e extracurriculares;
VI. promover o aprofundamento das áreas de conhecimento, interesse e aptidão do aluno, estimulando ao aperfeiçoamento contínuo;
VII. propiciar conhecimento para o uso das tecnologias da informação e comunicação de modo de modo a favorecer a interação e atuação inerentes a profissão.
Anatomia | 100 h |
Bioquímica | 60 h |
Metodologia do Trabalho Científico | 20 h |
Metodologia dos Jogos e Brincadeiras | 80 h |
Primeiros Socorros | 40 h |
Introdução à Educação Física | 40 h |
Fundamentos do Lazer e Recreação | 60 h |
Fisiologia | 80 h |
Teoria e Prática dos Esportes I | 80 h |
Lutas | 60 h |
Didática Aplicada à Educação Física | 60 h |
Estatística Aplicada à Saúde | 40 h |
Ritmo, Expressão e Dança | 60 h |
Extensão I | 60 h |
Crescimento, Desenvolvimento e Aprendizagem Motora | 80 h |
Educação Inclusiva | 40 h |
Teoria e Prática dos dos Esportes II | 100 h |
Fisiologia do Exercício | 80 h |
Ginástica | 80 h |
Extensão II | 40 h |
Atividades Aquáticas | 80 h |
Medidas de Avaliação em Educação Física e Princípios do Treinamento | 80 h |
Fundamentos do Atletismo | 80 h |
Direitos Humanos e Relações Étnico-Raciais | 60 h |
Sociologia e Filosofia da Educação Física | 40 h |
Libras | 20 h |
Educação Ambiental | 20 h |
Extensão III | 65 h |
Teoria do Treinamento Desportivo | 60 h |
Gestão, Marketing e Organização de Eventos | 20 h |
Biomecânica Aplicada | 80 h |
Saúde Pública e Promoção da Saúde | 140 h |
Metodologia do Treinamento Resistido | 80 h |
Nutrição do Esporte | 20 h |
Extensão IV | 65 h |
Atividade Física Adaptada | 80 h | |
Psicologia do Esporte | 60 h | |
Atividade Física e Envelhecimento | 100 h | |
Gestão e Políticas do Esporte e Lazer | 80 h | |
Obesidade, Emagrecimento e Exercício Físico | 40 h | |
Atividades Integradoras | 20 h |
Fisiopatologias e Educação Física | 80 h |
Personal Trainer | 60 h |
Pilates | 60 h |
TCC I | 20 h |
Estágio Curricular Obrigatório I | 200 h |
TCC II | 20 h |
Estágio Curricular Obrigatório II | 420 h |
AACC | 200 h |
Foto | Discente | Lattes |
---|---|---|
Giuliano Roberto da Silva |
Lattes | |
Alessandro Expedito Cabral |
Lattes | |
![]() |
Wânia Lucia Pereira Rabelo |
Lattes |
Francine Fagundes Cruz |
Lattes | |
Maria Gabriela Maziero Capello |
Lattes | |
Yvan Fernandes Vilas Boas |
Lattes | |
![]() |
Anderson Ferreira da Silva |
Lattes |
Pedro Henrique Mesquita Silverio |
Lattes | |
Alexandre José de Oliveira |
Lattes | |
Thatiane Bárbara de Barros |
Lattes |
Foto | Discente | Lates |
---|---|---|
Alessandro Expedito Cabral | Lates |
Considerando a Resolução nº 6 de 18 de dezembro de 2018, a “Educação Física é uma área de conhecimento e de intervenção profissional que tem como objeto de estudo e de aplicação a motricidade ou movimento humano, a cultura do movimento corporal, como foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, das lutas e da dança, visando atender às necessidades sociais no campo da saúde, da educação e da formação, da cultura, do alto rendimento esportivo e do lazer”.
Desse modo, a prática profissional do Bacharel em Educação Física poderá ocorrer em diferentes estabelecimentos, públicos ou privados como, por exemplo:
• Academias.
• Assessoria / Consultoria Esportiva.
• Centros de Acolhimento / Convivência.
• Clínicas.
• Clubes esportivos / Escolas de esportes.
• Hotel / Pousada.
• Hospital.
• Indústria.
• Prestadora de Serviços.
• Unidade Básica de Saúde.
Tipo | Ano | Nota |
---|---|---|
Autorização | Portaria nº 1.785, de 09/12/2021 | 4 |
Investimento | R$ 1.200,00 |
---|---|
Com desconto | R$ Verifique campanha - (35)99748-4828 |
Modalidade | Bacharelado - Presencial |
Duração | 4 Anos |
Período | 8 Períodos |
Carga Horária | 3200 Horas |
Turno | Integral |
Tipo | Presencial |
Campos Gerais/MG
Rua Santa Terezinha - 389 - Centro
Tesouraria: +55 (35) 9-9748-5033
Colégio Santa Luzia: +55 (35) 9-9748-4077
Secretaria: +55 (35) 9-9748-4828
Whatsapp: +55 (35) 9.8896-1169