Educação Física

Sobre o Curso

O curso de graduação em Educação Física, Bacharelado, da FACICA tem como objetivo desenvolver uma formação ampla, generalista, humanista e crítica, fundamentada no rigor científico, reflexão filosófica e na conduta ética nos campos de atuação dos profissionais de Educação Física, favorecendo a formação de um profissional com conhecimento para atuar no treinamento esportivo nas suas diferentes facetas, na manutenção e promoção da saúde, no condicionamento físico, sendo também capaz de propor, executar e avaliar programas de atividades físicas para diferentes populações, considerando o contexto social e econômico regional.
Com a proposição de transpor a prática instrumentista, o curso de Graduação em Educação Física – Bacharelado, da FACICA, apresenta os seguintes objetivos:
I. capacitar profissionalmente o graduado, para identificar, organizar, planejar, administrar, ministrar e avaliar atividades físicas e esportivas na perspectiva do rendimento, da saúde e do lazer;
II. formar um profissional capaz de compreender, analisar, estudar, pesquisar, esclarecer, aplicar e transmitir os conhecimentos biopsicossociais e pedagógicos da atividade física nas suas diversas manifestações fora dos espaços de educação formal e em face da inclusão de pessoas com necessidades especiais;
III. reconhecer os desafios e potencialidades regionais de modo a intervir de forma positiva e responsável na realidade local enquanto profissional;
IV. desenvolver práticas pedagógicas visando o domínio das competências de natureza técnico-instrumental da cultura corporal do movimento;
V. favorecer a relação teoria-prática por intermédio de atividades planejadas de iniciação científica, extensão, estágios, monitorias, intercâmbios e outras atividades acadêmicas, científicas e culturais e oportunização de experiências curriculares e extracurriculares;
VI. promover o aprofundamento das áreas de conhecimento, interesse e aptidão do aluno, estimulando ao aperfeiçoamento contínuo;
VII. propiciar conhecimento para o uso das tecnologias da informação e comunicação de modo de modo a favorecer a interação e atuação inerentes a profissão.

Disciplinas

1º Período

Anatomia100 h
Bioquímica60 h
Metodologia do Trabalho Científico20 h
Metodologia dos Jogos e Brincadeiras80 h
Primeiros Socorros40 h
Introdução à Educação Física40 h
Fundamentos do Lazer e Recreação60 h

2º Período

Fisiologia80 h
Teoria e Prática dos Esportes I80 h
Lutas60 h
Didática Aplicada à Educação Física60 h
Estatística Aplicada à Saúde40 h
Ritmo, Expressão e Dança60 h
Extensão I60 h

3º Período

Crescimento, Desenvolvimento e Aprendizagem Motora80 h
Educação Inclusiva40 h
Teoria e Prática dos dos Esportes II100 h
Fisiologia do Exercício80 h
Ginástica80 h
Extensão II40 h

4º Período

Atividades Aquáticas80 h
Medidas de Avaliação em Educação Física e Princípios do Treinamento80 h
Fundamentos do Atletismo80 h
Direitos Humanos e Relações Étnico-Raciais60 h
Sociologia e Filosofia da Educação Física40 h
Libras20 h
Educação Ambiental20 h
Extensão III65 h

5º Período

Teoria do Treinamento Desportivo60 h
Gestão, Marketing e Organização de Eventos20 h
Biomecânica Aplicada80 h
Saúde Pública e Promoção da Saúde140 h
Metodologia do Treinamento Resistido80 h
Nutrição do Esporte20 h
Extensão IV65 h

6º Período

Atividade Física Adaptada80 h
Psicologia do Esporte60 h
Atividade Física e Envelhecimento100 h
Gestão e Políticas do Esporte e Lazer80 h
Obesidade, Emagrecimento e Exercício Físico40 h
Atividades Integradoras20 h

7º Período

Fisiopatologias e Educação Física80 h
Personal Trainer60 h
Pilates60 h
TCC I20 h
Estágio Curricular Obrigatório I200 h

8º Período

TCC II20 h
Estágio Curricular Obrigatório II420 h
AACC200 h

Corpo Docente

Foto Discente Lattes
Giuliano Roberto da Silva

Lattes
Alessandro Expedito Cabral

Lattes
Wânia Lucia Pereira Rabelo

Lattes
Francine Fagundes Cruz

Lattes
Maria Gabriela Maziero Capello

Lattes
Yvan Fernandes Vilas Boas

Lattes
Anderson Ferreira da Silva

Lattes
Pedro Henrique Mesquita Silverio

Lattes
Alexandre José de Oliveira

Lattes
Thatiane Bárbara de Barros

Lattes

Coordenação

Foto Discente Lates
Alessandro Expedito Cabral Lates

Mercado de Trabalho

Considerando a Resolução nº 6 de 18 de dezembro de 2018, a “Educação Física é uma área de conhecimento e de intervenção profissional que tem como objeto de estudo e de aplicação a motricidade ou movimento humano, a cultura do movimento corporal, como foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, das lutas e da dança, visando atender às necessidades sociais no campo da saúde, da educação e da formação, da cultura, do alto rendimento esportivo e do lazer”.
Desse modo, a prática profissional do Bacharel em Educação Física poderá ocorrer em diferentes estabelecimentos, públicos ou privados como, por exemplo:
• Academias.
• Assessoria / Consultoria Esportiva.
• Centros de Acolhimento / Convivência.
• Clínicas.
• Clubes esportivos / Escolas de esportes.
• Hotel / Pousada.
• Hospital.
• Indústria.
• Prestadora de Serviços.
• Unidade Básica de Saúde.

Objetivo

Inscreva-se - Clique Aqui

Conceito do MEC

Tipo Ano Nota
Autorização Portaria nº 1.785, de 09/12/20214

Detalhes

Investimento R$ 1.200,00
Com desconto R$ Verifique campanha - (35)99748-4828
Modalidade Bacharelado - Presencial
Duração 4 Anos
Período 8 Períodos
Carga Horária 3200 Horas
Turno Integral
Tipo Presencial

LOCAL

Campos Gerais/MG
Rua Santa Terezinha - 389 - Centro

REDES SOCIAIS

ENTRE EM CONTATO AGORA MESMO

Tesouraria: +55 (35) 9-9748-5033

Colégio Santa Luzia: +55 (35) 9-9748-4077

Secretaria: +55 (35) 9-9748-4828

Whatsapp: +55 (35) 9.8896-1169