Medicina Veterinária

Sobre o Curso

O Médico Veterinário é um profissional atua pela saúde e pelo bem-estar dos animais, dos seres humanos e pela sustentabilidade do meio ambiente.

O trabalho dos Médicos Veterinários vai muito além das clínicas e dos consultórios veterinários, destinados aos animais de companhia: eles atuam em atividades ligadas à produção dos alimentos de origem animal que chegam à mesa do consumidor, têm papel fundamental na agropecuária, podem trabalhar como consultores, responsáveis técnicos, docentes e peritos criminais, judiciais e administrativos, exercem atividades em laboratórios para análise de solo e de água, realizam pesquisas em alimentos, além de participar da produção de vacinas e de medicamentos para uso animal.

O curso de Medicina Veterinária da FACICA – Faculdade de Ciências e Tecnologias de Campos Gerais visa formar Médicos Veterinários preparados para ingressar no mercado de trabalho, sempre pautados pelos princípios éticos e morais desta nobre profissão.

Disciplinas

1º Período

Bem Estar Animal
Introdução à Medicina Veterinária
Bioquímica
Citologia e Histologia
Genética Geral

2º Período

Embriologia
Estatística Básica
Anatomia Veterinária I
Microbiologia Geral
Metodologia Científica
LIBRAS - Linguagem Brasileira de Sinais

3º Período

Imunologia Geral
Forragicultura
Anatomia Veterinária II
Fisiologia Veterinária
Microbiologia Veterinária

4º Período

Patologia Geral
Melhoramento Animal
Farmacologia Geral
Gestão de Agronegócios
Parasitologia e Doenças Parasitárias

5º Período

Farmacologia Veterinária
Patologia Clínica Veterinária
Nutrição Animal
Suinocultura
Doenças Infecciosas (Bovinos, Cães e Gatos)
Epidemiologia e saúde pública

6º Período

Reprodução Animal
Sociologia e Extensão Rural
Doenças Infecciosas ( equinos, suínos e aves )
Bovinocultura
Patologia Especial Veterinária

7º Período

Anestesiologia Veterinária
Propedêutica Médica
Inspeção de Carnes e Pescado
Diagnóstico por imagem
Psicultura
Estágio Curricular I
Processamento de Produtos de Origem animal
Políticas Educacionais: Educação Ambiental

8º Período

Técnicas Cirurgicas
Toxicologia Veterinária
Clínica Médica de Cães e Gatos
Inspeção de Leite e derivados, ovos e Mel
Bioinformática
Caprinos e Ovinos
Avicultura
Estágio Curricular II

9º Período

Clínica Médica de Ruminantes e Equiídeos
Clínica Cirurgica
Obstetrícia Veterinária
Relações Étnico-Raciais e Cultura Afro-Brasileira e Indigena
Estágio Curricular III

10º Período

Estágio Curricular IV
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Corpo Docente

Foto Discente Lattes
Venilton Jose Siqueira

Lattes
Rita de Cássia Reis Carvalho

Lattes
Érika de Fátima Silva

Lattes
Edimar Agnaldo Moreira

Lattes
Jussara Maria Reis Calixto

Lattes

Coordenação

Foto Discente Lates
mm Edimar Agnaldo Moreira Lates
Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Licenciatura pela Faculdade de Ciências e Tecnologias de Campos Gerais FACICA (2012). Mestrado em Ecologia e Tecnologia Ambiental pela Universidade Federal de Alfenas UNIFAL (2015). Doutorado em Evolução e Diversidade pela Universidade Federal do ABC UFABC (2020). Atualmente é Coordenador do Curso de Ciências Biológicas licenciatura Modalidade Presencial e EaD, Coordenador do Curso de Medicina Veterinária, e Professor Adjunto na Faculdade de Ciências e Tecnologias de Campos Gerais FACICA, lecionando nos cursos de Agronomia, Ciências Biológicas e Medicina Veterinária. Professor na Educação Básica, nível Ensino Médio no Colégio Santa Luzia, Sistema Anglo de Ensino. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Entomologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Comportamento de Insetos, Biologia de Cupins e Conservação da Biodiversidade.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para o Médico Veterinário é amplo e repleto de oportunidades. A clínica e cirurgia, tanto de grandes como de pequenos animais, são as áreas mais comuns para atuação e demandam um número crescente de profissionais, uma vez que os proprietários estão cada vez mais preocupados com a saúde e bem estar de seus animais. Nos consultórios e hospitais, os médicos veterinários atuam fazendo diagnósticos e tratamentos das mais variadas espécies, além de indicar uma alimentação balanceada e cuidados necessários para cada tipo de animal.

Os veterinários também podem atuar em zoológicos, juntamente com os biólogos, visando promover a qualidade de vida e a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças de animais em cativeiro. Essa área de atuação permite o contato com animais diversificados, o que demanda grande dedicação e estudo.

No agronegócio, os Médicos Veterinários cuidam da alimentação e da sanidade dos rebanhos, implementando técnicas que visam maximizar a produção, gerando rentabilidade para as propriedades, além de atuar na reprodução e no melhoramento genético dos animais.

Na saúde pública, o médico veterinário estuda o controle de pragas, como ratos, baratas e animais peçonhentos, contribuindo para a diminuição de zoonoses, que são doenças dos animais que afetam os seres humanos. A vigilância sanitária animal também é uma forma de atuação na saúde pública, pois o veterinário fiscaliza os produtos de origem animal, de forma a garantir que os produtos estejam próprios para a utilização e consumo dos seres humanos.

Objetivo

O curso de Medicina Veterinária da FACICA – Faculdade de Ciências e Tecnologias de Campos Gerais visa formar Médicos Veterinários preparados para o mercado de trabalho, sendo profissionais generalistas, humanistas, críticos e reflexivos, com excelente capacidade técnica e científica, preparados para intervir de forma eficiente nas diferentes áreas de atuação do Médico Veterinário.

Os profissionais serão preparados para atuar respeitando os princípios éticos, morais e culturais do indivíduo e da sociedade, sendo elemento moderador e transformador da realidade local e regional.

Inscreva-se - Clique Aqui

Conceito do MEC

Tipo Ano Nota
Autorização do CursoPortaria MEC nº 214 de 23 de junho de 20163

Detalhes

Investimento R$ 2.000,00
Com desconto R$ Verifique campanha - (35)38531169
Modalidade Bacharelado - Presencial
Duração 5 Anos
Período 10 Períodos
Carga Horária 4680 Horas
Turno Integral
Tipo Presencial

LOCAL

Campos Gerais/MG
Rua Santa Terezinha - 389 - Centro

REDES SOCIAIS

ENTRE EM CONTATO AGORA MESMO

Tesouraria: +55 (35) 3853-1679

Colégio Santa Luzia: +55 (35) 3853-1914

Secretaria: +55 (35) 3853-1169

Whatsapp: +55 (35) 9.8896-1169