1. O QUE É A CPA?
A CPA é uma Comissão Própria de Avaliação, responsável por planejar, organizar e aplicar uma avaliação interna da instituição de ensino.
2. QUANDO SURGIU?
Pela Lei Federal nº 10.861/04, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).
3. QUEM PARTICIPA?
A CPA é formada por diferentes membros da comunidade acadêmica, técnico administrativos, professores, coordenadores, estudantes, ex-estudantes e da sociedade civil organizada.
4. QUAL O OBJETIVO?
A CPA tem como objetivo identificar e propor melhorias nas IES como um todo, assim como OUVIR suas SUGESTÕES, CRÍTICAS e OPINÕES que contribuam para o crescimento e fortalecimento da IES.
Com as informações resultantes do questionário da CPA é gerado o relato, no qual a instituição discute e apresenta para a comunidade interna e externa. E sugere à Direção Geral da Instituição a implementação das ações necessárias a fim de garantir a melhoria constante da qualidade dos serviços prestados.
Finalmente, os resultados da Avaliação Institucional naquele período é encaminhado ao INEP/MEC.
5. Os relatórios de auto avaliação aplicados pela CPA devem considerar cinco eixos temáticos criados também pela lei que instituiu o SINAES. São eles:
6. O SINAES também pautou outras dimensões que podem ser abordadas nas avaliações, como:
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Local:
Campos Gerais/MG
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