CPA – FACICA cada vez melhor!

1. O QUE É A CPA?

A CPA é uma Comissão Própria de Avaliação, responsável por planejar, organizar e aplicar uma avaliação interna da instituição de ensino.

2. QUANDO SURGIU?

Pela Lei Federal nº 10.861/04, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

3. QUEM PARTICIPA?

A CPA é formada por diferentes membros da comunidade acadêmica, técnico administrativos, professores, coordenadores, estudantes, ex-estudantes e da sociedade civil organizada.

4. QUAL O OBJETIVO?

A CPA tem como objetivo identificar e propor melhorias nas IES como um todo, assim como OUVIR suas SUGESTÕES, CRÍTICAS e OPINÕES que contribuam para o crescimento e fortalecimento da IES.
Com as informações resultantes do questionário da CPA é gerado o relato, no qual a instituição discute e apresenta para a comunidade interna e externa. E sugere à Direção Geral da Instituição a implementação das ações necessárias a fim de garantir a melhoria constante da qualidade dos serviços prestados.

Finalmente, os resultados da Avaliação Institucional naquele período é encaminhado ao INEP/MEC.

5. Os relatórios de auto avaliação aplicados pela CPA devem considerar cinco eixos temáticos criados também pela lei que instituiu o SINAES. São eles:

• Eixo 1 – Planejamento e Avaliação Institucional
  • Eixo 2 – Desenvolvimento Institucional
  • Eixo 3 – Políticas Acadêmicas
  • Eixo 4 – Políticas de Gestão
  • Eixo 5 – Infraestrutura

6. O SINAES também pautou outras dimensões que podem ser abordadas nas avaliações, como:

• Comunicação com a sociedade;
  • Política de atendimento aos estudantes e egressos;
  • Sustentabilidade financeira;
  • Responsabilidade social da instituição;
  • Políticas de pessoal, carreiras do corpo docente e do corpo técnico administrativo.

Faça FACICA cada vez melhor, participe da CPA! Clicando aqui!