História

A história da Mantenedora começou com a educação básica, devido à necessidade de formação inicial para a população do município de Campos Gerais e da Região. Assim, com o apoio da comunidade foi fundada a Mantenedora, o então Colégio Santa Luzia Ltda.
Criado no ano de 1999, o então Colégio Santa Luzia Ltda., inicialmente, tinha o objetivo de atuar na educação básica. Foi solicitado ao Conselho Estadual de Educação do Estado de Minas Gerais o credenciamento do Colégio Santa Luzia para oferecer ensino fundamental, ensino médio e os cursos técnicos em enfermagem e técnico em magistério (Formação de Professores de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental e Educação Infantil), tendo o pleito sido atendido.

Após vários anos atuando com excelência e sucesso na educação básica, a Mantenedora decidiu estender suas atividades para a educação superior, em um município carente de escolaridade em todos os níveis, principalmente no que se refere ao ensino superior, totalmente inexistente até o ano de 2004 na localidade.

Em 2002, a Mantenedora solicitou ao Ministério da Educação o credenciamento da Faculdade de Ciências da Saúde de Campos Gerais – FACICA, que foi credenciada pela Portaria MEC nº 697 de 18/03/2004, publicada no DOU de 19/03/2004.Aproveitando a experiência e a infraestrutura existente, no Colégio Santa Luzia, a Mantenedora solicitou ao MEC, no mesmo ano a autorização para funcionamento do curso de graduação em Enfermagem, na modalidade bacharelado, o qual foi autorizado pela Portaria MEC nº 698 de 18/03/2004, DOU de 19/03/2004.

Posteriormente, em 2007, foi autorizado o curso de graduação em Ciências Biológicas, nas modalidades licenciatura e bacharelado, conforme Portaria SESu nº 190, de 28/02/2007, publicada no DOU de 01/03/2007. E, em janeiro de 2009, foi autorizado o curso de graduação Farmácia, bacharelado, mediante a Portaria MEC/SESu nº 132, de 29/01/2009, DOU 30/01/2009, que posteriormente foi reconhecido pelo MEC pela Portaria nº 429 de 29 de julho de 2014.

Na pós-graduação lato sensu, a FACICA oferecia cursos na área de saúde e educação como Especialização Multiprofissional em Saúde da Família e da Comunidade; Especialização em Análises Clínicas; Especialização em Educação.

O Instituto Superior de Educação de Campos Gerais – ISEC foi credenciado no ano de 2004, mediante a Portaria MEC nº 2.506 de 19/08/2004, publicada no DOU de 20/08/2004. O Curso Normal Superior, com as habilitações Magistério da Educação Infantil e Magistério dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, foi autorizado nos termos da Portaria MEC nº 2.507 de 19/08/2004, DOU de 20/08/2004. Cabe registrar que o pedido de credenciamento do Instituto Superior de Educação de Campos Gerais – ISEC foi determinado à Mantenedora pela Coordenação Geral de Formação de Professores da SESU/MEC, à época. No entendimento daquela Coordenação havia necessidade de uma nova instituição de ensino superior para oferecer cursos de formação de professores, mesmoque já se tivesse uma IES credenciada.

Em agosto de 2006, o Curso Normal Superior do ISEC foi transformado em curso de licenciatura em Pedagogia, em atendimento à Resolução CES/CNE nº 01/2006. Dessa forma, o Curso Normal Superior está praticamente extinto, assumindo seu lugar na formação de docentes para o Magistério da Educação Infantil e Magistério dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental o curso de graduação em Pedagogia.

Em julho de 2007, a Mantenedora, o então Colégio Santa Luzia Ltda., sofreu alteração contratual, registrada na Junta Comercial do Estado de Minas Gerais, passando a denominar-se Centro Educacional Dylla Ltda. Em 2008, o Centro Educacional Dylla Ltda. sofreu nova alteração contratual, também registrada na Junta Comercial do Estado de Minas Gerais.

Com a finalidade de aperfeiçoar e racionalizar a organização acadêmica, o Centro Educacional Dylla Ltda. solicitou ao Ministério da Educação a unificação de suas duas mantidas, a Faculdade de Ciências de Campos Gerais – FACICA e o Instituto Superior de Educação de Campos Gerais – ISEC, sob a denominação de FACICA – Faculdade de Ciências e de Tecnologias de Campos Gerais, o que foi aprovado pela Portaria MEC nº 1.746 de 22/12/2009, DOU de 24/12/2009.

A FACICA – Faculdade de Ciências e Tecnologias de Campos Gerais assumiu a responsabilidade integral pelos cursos em funcionamento e regularmente autorizados nas instituições unificadas, garantindo a melhoria da qualidade dos mesmos, a continuidade de sua oferta, com exceção do Curso de Ciências Biológicas Bacharelado (em extinção), e a manutenção de todos os registros acadêmicos, sem prejuízo para os alunos matriculados.

Arquivo Download